Home / Indústria / A Aviação e a Manutenção Eletrônica

A Aviação e a Manutenção Eletrônica

Uma notícia recente que chamou bastante a atenção é de que 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial. Apesar de ter havido um aumento no número de voos em relação ao ano anterior, o número de acidentes caiu, bem como o número de mortes decorrentes de desastres aéreos.
Segundo especialistas, a utilização de novos sistemas, novas aeronaves, ou seja, o incremento da tecnologia, aliado a novos padrões de treinamento e procedimentos tem contribuído para o aumento do nível de segurança na aviação. A tendência é de que os acidentes se tornem cada vez mais raros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A importância da manutenção

Se por um lado a aviação é associada ao emprego de tecnologia de ponta, ela também sempre lembrada pela preocupação com a manutenção de seus sistemas e equipamentos. Afinal, é uma aplicação onde as menores falhas podem causar sérias consequências. Por isso, o objetivo perseguido é sempre de “falha zero”.

Só que aí existe um dilema: com o avanço da tecnologia, os sistemas e equipamentos empregados, incluindo os equipamentos eletrônicos, se tornam cada vez mais complexos, e sua manutenção cada vez mais difícil. Portanto, podemos afirmar que é necessário que a manutenção eletrônica evolua em sintonia com a evolução dos equipamentos que ela se propõe a manter.

A Manutenção Eletrônica na Indústria

Este cenário da manutenção eletrônica que observamos na aviação também pode ser encontrado nos demais segmentos: médico-hospitalar, automotivo, industrial, entretenimento, etc. A crescente expansão da utilização de equipamentos eletrônicos faz com que a manutenção eletrônica se torne cada vez mais importante.

Na indústria, é cada vez maior a preocupação com a disponibilidade da produção. O custo de uma linha parada, muitas vezes, é bem maior que o valor do reparo dos equipamentos causadores da interrupção.

Este contexto tem impulsionado uma mudança profunda em muitas empresas. Se antes só era possível encontrarmos estruturas internas para manutenção nas áreas de mecânica, elétrica, pneumática/hidráulica, etc.; agora é cada vez mais comum a implantação de soluções internas para manutenção eletrônica.

Assim como na aviação, é fundamental que a indústria e demais segmentos acompanhem a evolução da tecnologia, inclusive na manutenção eletrônica.

Veja Mais

Setor de manutenção está em destaque

Uma pesquisa sobre a indústria da manutenção indica que o setor deverá movimentar em 2011 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *