Home / Localizadores de defeitos / Como consertar uma placa eletrônica sem esquema elétrico utilizando o VRS-565

Como consertar uma placa eletrônica sem esquema elétrico utilizando o VRS-565

Os Localizadores de Defeitos da VeRSis Tecnologia são ferramentas essenciais  para a bancada de reparos de placas eletrônicas. Permite ao técnico  consertar uma placa sem ter o  esquema elétrico da mesma, sem precisar de uma jiga de testes especifica,  sem conhecer o seu  funcionamento e sem mesmo ligar a placa.

A placa reparada no vídeo é um driver de acionamento de motor, de aplicação industrial. Possui tanto componentes analógicos como componentes digitais. Inicialmente, foi criado um arquivo de curvas, a partir de uma placa sem defeito. Ou seja: as curvas da placa boa foram armazenadas em um arquivo, salvo no computador.

Inicialmente, devemos comparar todos os componentes com curvas armazenadas, marcados com um quadrado alaranjado no arquivo de curvas. Após testarmos todos os componentes, aqueles que apresentaram diferenças ficam marcados em vermelho. Neste caso, encontramos dois transistores. Num deles, a diferença entre as curvas foi pequena. No outro, a diferença encontrada foi bem grande. Após trocar o transistor que apresentou a maior diferença, repetimos o teste nos componentes suspeitos. Como o componente causador do defeito foi trocado, as curvas obtidas passaram a ser iguais às da placa boa. Assim, além de encontrar o componente com defeito, foi possível verificar se realmente a placa foi consertada.

Este vídeo mostra como é o reparo de uma placa eletrônica utilizando o Localizador de Defeitos VRS-565.

 

icone

Veja Mais

VeRSis encurtando os caminhos do futuro

A VeRSis lançou um vídeo publicitário em seu Canal no Youtube , com 5 minutos …

Um comentário

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *