Home / Eletrônica / Como testar um Diodo na placa? (Parte 2 de 2)

Como testar um Diodo na placa? (Parte 2 de 2)

Curva Característica e o Diodo

A curva característica do diodo parece um “L deitado”, ┛(Direto),┏ (Reverso).

 

Com esse método não precisamos fazer duas medidas para testar o diodo, o método de curva característica testa o diodo no modo direto e reverso de uma só vez.

Usando o Método de Comparação

A maior eficiência do método de curvas características é quando usamos junto com o método de comparação, comparando a placa com defeito com uma placa boa.

Quando achamos uma diferença temos que analisar os resultados, no caso do diodo:

– Se as curvas forem parecidas o circuito está bom.

– Se na curva da placa com defeito não mostrar a parte vertical do “L”, o diodo está aberto. Teste o diodo fora da placa, se ele estiver bom, procure por um mau contato.

– Se a curva da placa com defeito for mais vertical que a da placa boa, o diodo está em curto ou com fug . Teste o diodo fora, se ele estiver bom, procure por um componente ligado nele com fuga ou em curto.

Diodo Zener

O zener é um tipo especial de diodo. Ele é semelhante ao diodo comum, a diferença está na polarização reversa, se  a tensão da polarização reversa for maior que a tensão zener o diodo zener conduz.

Com tensões abaixo da tensão zener, o zener se comporta como um diodo comum, um circuito aberto e não influenciando o circuito.

Mas se a tensão for maior que a tensão zener, o zener conduz e mantendo a tensão zener entre seus terminais.

Podemos testar o zener na placa como se fosse um diodo comum, mas esse teste não é completo. Para realizarmos o teste completo temos que injetar uma tensão maior que a tensão zener, mas isso pode danificar os outros componentes da placa. Por isso não podemos realizar o teste completo do zener na placa.

Para testar o zener podemos usar 2 técnicas complementares:

1- Testar o zener na placa com o circuito ligado: Alimente a placa e meça a tensão entre os terminais do diodo zener. Se a tensão for próxima à tensão zener, o zener está bom.

2- Testar o zener fora da placa: Tire o zener da placa e monte o circuito abaixo.

Alimente o circuito com uma tensão 3V maior que a tensão zener. Se o zener estiver bom o multímetro irá medir um valor próximo à tensão zener.

 

Edison Ramalho

Veja Mais

Como testar Resistor na placa? (Parte 5 de 5)

Problemas com Baixa Impedância Quando medimos componentes na placa, tanto com Multímetro como com Curva …

11 comentários

  1. Presado senhor engenheiro eletrônico, por favor, me tire esta duvida, gostaria de saber se esta ferramenta pode ser aplicada também em circuito de automóvel, pergunto isto, pelo fato deque o circuito de um mesmo modelo de um sol carro diferem muito do esquema do mesmo carro, dependendo do ano do seu lançamento por exemplo o fabricante lançou o elantra com cambio automático ano 92, e lançou o elantra com cambio manual em 95, o que não é a mesma coisa com relação ao modulo eletrônico dos mesmos, como fazer a comparação dos referidos módulos, a menos que a ferramenta já contenha todos os módulos virtuais em sua memoria, é assim que eu entendo, obrigado pela resposta.

    • Fabiano Banhi - VeRSis Tecnologia

      O objetivo do Localizador de Defeitos é comparar placas eletrônicas. Para isto, é preciso comparar placas iguais. Sendo assim, você deve sempre observar se os módulos que você deseja comparar são iguais, independentemente de qual equipamento eles vão inseridos (no caso do teu exemplo, qual veídulo).

      Quanto à geração do arquivo da placa boa virtual, para comparação, pode ser realizado pelo próprio usuário, à partir de uma placa boa. No caso de módulos de ECU de linha leve, a VeRSis Tecnologia já comercializa alguns modelos. Entre em contato conosco, para mais informações:

      Telefone: (019) 3296-5461
      E-mail: versis@versis.com.br
      Ou através de nosso site, clicando aqui.

  2. geraldo pires

    gostaria de saber preço do aparelho, e se eu não tenho uma placa boa como faço as comparações. obrigado.

  3. Que bom! quando deparar com um Zener vou lembrar dessas dicas e vou aplica-las!

  4. Rosildo Silva

    Legal ! otmima resposta.

  5. Belas dicas, parabéns.

  6. Gostaria de saber o provável problema com minha TV LG Plasma 42″, que esta com som e sem imagem.

  7. Edson Fontenele Machado

    Muito bom as dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *