Home / Informática - Smartfones - Som-Imagem - Vídeo Games - Linha Branca / Conserto de placa de TV Led com Localizador de Defeitos
Conserto de tv

Conserto de placa de TV Led com Localizador de Defeitos

O profissional que faz o reparo de placas eletrônicas enfrenta uma série de desafios no seu dia-a-dia. A falta de esquema elétrico e outras documentações, a rápida evolução das tecnologias e o consequente aumento da complexidade dos circuitos eletrônicos são alguns destes desafios.

Um exemplo que ilustra bem esta realidade é a televisão.

A evolução dos aparelhos de televisão no Brasil

A velha tecnologia da televisão de tubo reinou absoluta desde a década de 50 até a década de 90, quando as novas tecnologias de plasma e LCD começaram a aparecer nos aparelhos de televisão.

Neste longo período, foi possível acumular um grande conhecimento sobre o reparo deste tipo de equipamento. Os fabricantes disponibilizavam manuais de serviço bastante completos e a evolução da tecnologia era mais lenta. Os modelos de aparelhos ficavam mais tempo em linha. Assim, os reparadores tinham condições de aprender mais sobre cada modelo, fazendo com que boa parte dos defeitos fossem descobertos e gerando uma grande quantidade de dicas de conserto – os populares “macetes”.

Com a uso cada vez mais frequente da internet , o compartilhamento deste tipo de informação se tornou muito mais fácil. A partir daí, uma ferramenta de reparo  preciosa passou a ser a busca na internet, usando o sintoma do defeito e o modelo do televisor como termo de pesquisa.

Surgimento das novas tecnologias

Com a introdução das novas tecnologias de plasma e LCD, os aparelhos de televisão mudaram radicalmente. Os circuitos eletrônicos dos televisores modernos são bem diferentes dos antigos televisores de tubo, e muito pouco do que tinha se aprendido até então pode ser aproveitado nos novos consertos. Os circuitos se tornaram muito mais complexos.

Além disso, a velocidade com que a tecnologia evolui não dá muito tempo para que os reparadores “destrinchem” os defeitos de cada placa. Portanto, o desafio se tornou ainda maior, e a cada dia quem trabalha com conserto de placas eletrônicas precisa se reinventar.

Localizador de Defeitos em Placas Eletrônicas

Neste vídeo, podemos acompanhar o diagnóstico da placa principal de um televisor de LED, feito com o Localizador de Defeitos.

 

O fato de não depender do esquema elétrico e aplicar o mesmo método de trabalho para qualquer modelo de placa facilita muito o dia-a-dia.

Outro ponto importante é que o defeito encontrado neste exemplo foge um pouco do habitual, que seria um componente danificado. Muitas vezes, quando nos deparamos com um defeito “diferente”, temos mais dificuldades em desvendá-lo.

Engo Fabiano Banhi
Diretor de Produto
VeRSis Tecnologia

Veja Mais

NOTEBOOKS – treinamento de reparo com mais eficiência

Estimamos que no Brasil existam hoje aproximadamente 50 milhões de notebooks em funcionamento e são …

8 comentários

  1. EU ASISTI O VIDIO SOBRE A DEMONSTRASAO DO VERSIS E GOSTEI DA DEMOSTRASAO NO VIDIO

  2. EU JOSE VICENTE ASISTI UMA DEMONSTRASAO COM LOCALIZADOR VRSIS E TENHO VONTADE CONHECER MELHOR

  3. Carlos Alberto

    Gostaria de saber o preço do equipamento e se tem curso a distância. Muito grato

  4. E logicamente gostaria de saber o valor do equipamento!

  5. Não conseguiu a ver o vídeo devido a dados da operadora mais gostaria de ter mais informações em meu EMAIL, se for possível! Achei interessante em vários aspectos, como eu trabalho com consertos eletrônicos, as informações são importantes! Desde já agradeço a atenção, obrigado.

  6. Paulo Ubiratan

    Como faço pra comprar o teste?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *