Home / Indústria / Diminuindo perdas com máquina parada com os Localizadores de Defeitos da VeRSis

Diminuindo perdas com máquina parada com os Localizadores de Defeitos da VeRSis

maquina-tristeUma das áreas que mais utiliza os Localizadores de Defeitos da VeRSis é a eletrônica industrial. Nesta área encontramos equipamentos diversos, tais como inversores de freqüência, fontes chaveadas, drivers de motores, servomotores, soft starters, CLP’s, CNC’s, etc, controlando máquinas e linhas de produção diversas.

O defeito em uma máquina pode ocasionar uma parada que, na maioria dos casos acarreta prejuízos para a indústria. Nesta situação, se o defeito for em módulo eletrônico como um dos que citamos acima, o Localizador de Defeitos da VeRSis pode fazer grande diferença.

Muitas destas máquinas envolvem controle de movimento e a eletrônica responsável por esta tarefa lida com potências elevadas (alta tensão, alta corrente ou ambas) e seus circuitos incluem
componentes de alto custo, tais como MOSFETS, IGBT’s, e que são muito suscetíveis à defeitos. A manutenção destes circuitos se torna ainda mais crítica porque uma falha em seu circuito de controle pode danificar completamente a etapa de potência, podendo inclusive levar à inviabilidade do conserto, como por exemplo, carbonização da placa de circuito impresso.

Para estas situações, encontrar o defeito da placa eletrônica sem precisar ligar sua alimentação é fundamental, uma vez que não se expõe seu circuito à este tipo de risco. Portanto, o Localizador de Defeitos, que permite o reparo de placas eletrônicas sem energizar o circuito e com agilidade, é ferramenta indispensável para quem atua no conserto de equipamentos de eletrônica industrial.

butão

Gilberto Antonio Possa
Diretor Presidente VeRSis

Veja Mais

Localizadores de Defeitos da VeRSis são ideais para objetivos Seis Sigma

Os localizadores de defeitos VRS 565 e VRS 575 foram desenvolvidos para  agilizar  e aumentar a …

Um comentário

  1. Somente não entendi como conseguir a placa Normal, BOA, sem defeito, para fazer a comparação, em qualquer circunstância, ou tipo de placa para o determinado equipamento, específico em reparo, já que existe uma infinidade deles, de diferentes marcas e fabricantes…?

    Rubens Inácio Filho – Engenheiro Elétrico e Eletrônico – Usinas Siderúrgicas de MG. (USIMINAS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *