Home / Automotivo / Mecânico automotivo :  profissional escasso no mercado   
Mecânico automotivo : profissional escasso no mercado

Mecânico automotivo :  profissional escasso no mercado   

      

Os donos de oficinas mecânicas  e os  gestores da indústria automobilística estão sofrendo  com a escassez  de  mão de obra qualificada. Isso se deve ao desinteresse cada vez maior das novas gerações na procura pela profissão de mecânico . A tecnologia automotiva  passa por grandes mudanças tecnológicas a algum tempo com a introdução da eletrônica embarcada.     Antes o mecânico aprendia na prática a consertar sem fazer muitos cursos,  mas hoje isso não é mais possível, é preciso treinamento e capacitação nas novas tecnologias multidisciplinares.

Conclui-se que a evolução tecnológica contribui para falta de profissionais qualificados.

O estado de são Paulo possui 33.000 oficinas mecânicas registradas até 2015. Cada oficina  tem em média de  5  profissionais empregados, o que representa 165.000 pessoas empregadas no setor de reparo automotivo.

No Brasil existem aproximadamente 34 marcas diferentes de automóveis e uma quantidade muito grande de modelos  e essa diversidade de marcas e modelos  origina muitos desafios e demanda  por conhecimento técnico .

Por outro lado ultimamente a queda de venda de veículos novos remete à necessidade maior de manutenção dos veículos que irão rodar por mais tempo até a crise melhorar.

Isso tudo remete à uma grande oportunidade :   quem melhor atender o cliente com um conserto mais  rápido,  eficiente e  custo interno menor,  irá se dar bem,  com maior lucratividade.  O caminha é buscando capacitação e encurtar caminhos com tecnologias modernas de diagnóstico.

Em especial,  o conserto dos módulos  eletrônicos automotivos,  principalmente a injeção eletrônica, é um nicho ainda mal atendido. E para  não ser mero trocador de módulos, é possível hoje ao mecânico  capacitar-se rapidamente com um mínimo de conhecimento para ter um desempenho nunca antes imaginado.

A novidade nesse mercado é o VRSCAR da VeRSis,  uma ferramenta que torna o diagnóstico e reparo de  ECUs da linha leve e pesada.

Com  treinamento curto e aliado à dedicação de quem quer vencer,   o VRSCAR vem ajudando muitos  mecânicos, auto elétricas e chaveiros a entrar no mundo do reparo de módulos  já  com grande chance inicial  de sucesso, mesmo sem ter grandes conhecimentos em eletrônica.

Veja Mais

O mundo mecânico virou eletrônico. E agora?

Já se foi o tempo em que os veículos com motor a explosão eram compostos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *